Regra dos Terços

Hoje vou falar um pouco sobre uma das regras de composição fotografica mais essenciais que existe, o tal de Regra dos Terços. Como tem tanta material escrito sobre essa tema, não vou reinventar a roda e sim postar links com diversos textos que se tratam desse assunto:

http://www.herbario.com.br/fotoweb/mav08.htm
http://www.herbario.com.br/fotoweb/curso_fotografico/c35.htm

Para entender o que eles escreveram um pouco melhor pensa nisso, se voce olhar o rosto de alguem, quais são os principais pontos de interesse... Se alguem falar a comissão de frente, deixo repetir, O ROSTO, mas em fim, são os olhos e a boca, divide o rosto de alguem em terças, essas linhas caiam exatamente na boca e nos olhos, isso os gregos entenderam muito tempo atrás. Esse é o origem da regra dos terços. Mas o cru e nu de tudo isso é, pega a sua foto, divide ela em terços, verticalmente e horizontalmente da seguinte forma (isso pode ser feito com fotos horizontais e verticais, mas por simplicidade eu coloquei só uma versão) :



Agora que voce tem feito isso, tenta colocar o assunto de interesse (o skatista ou qualquer outra coisa) ao longo dessas linhas, ou idealmente na intercessão de duas linhas.
Aonde as linhas cruzam voce tem os pontos de ouro, colocando as coisas nessas linhas e nos cruzamentos as suas fotos vão ter uma harmonia e equilibrio melhor.
Uma foto de skate qualquer:



Agora com a regra dos terças aplicado, nota que o skatista fica exatamente na linha, isso não foi cropado assim, foi o jeito que eu tirei a foto:



Mais um exemplo de uma foto que saiu agora na ultima edição da SKT:



E novamente com a regra dos terças, só que dessa vez no cruzamento das linhas:



Mas não pensa que voce vai ter que riscar essas linhas no seu visor, depois de um tempo o pensamento de terças fica intuitivo e voce nem vai pensar nessa regra mais, voce simplesmente vai aplicar ela muito do tempo.
Lembra, na fotografia, o que chamamos de regras são mais guias, a unica regra que existe de fato é que é bom seguir as regras, e desobedecer elas ao mesmo tempo.
Boas fotos. E se quiser ler mais, um pouco de matematica e misticismo para voces:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Proporção_áurea

Notas das fotos:

Foto Allan Tuck Knee: ISO 200, Velocidade 1/250, Diafragma F7,1 e um flash do lado esquerda do skatista (dá para ver na foto o flash num tripé) numa potencia que eu não lembro.

Foto drop Indio: Luz natural de dia com ISO 400, Velocidade 1/640, diafragma F11,0 (eu usei uma diafragma fechado para garantir um profundidade de campo grande, eu queria ele e a praia e as ondas em foco ao mesmo tempo)

Comentários

Postagens mais visitadas