Como eu fotografei a nova capa da 100%


Quando voce trabalha numa revista de skate, conseguir publicar uma foto na capa da revista é algo que é uma questão de tempo. Mais cedo ou mais tarde, uma foto sua vai estampar a capa da revista.
Agora, quando voce mora numa cidade que não é São Paulo, não tem nenhum vinculo com a revista e não publica uma foto de skate ha quase um ano, vamos dizer que as chances diminuem bastante......
Então quando a redação da 100% me ligou pedindo uma foto para a capa, e depois ver que escolheram a minha foto na capa, vamos dizer que eu estava muito feliz. Primeiro por conseguir publicar uma foto de skate (algo que não acontecia ha tempos) e segundo por essa foto figurar no espaço mais nobre da revista, a capa. Conseguir fazer isso na 100%, é, e fui desde eu me mudar ao Brasil (ano 2000) um sonho.
A 100% é a medidor de qualidade fotografica de skate no Brasil. Isso se deve o fato que o editor é fotografo (Alé Vianna) e por sempre ter tido a melhor equipe de fotografos (SKT brigou por esse titulo e conseguiu empatar).
E como eu não posto nada um tempinho, veio mostrar todo o processo de como eu tirei a foto.

A primeira coisa, nunca sai para tirar uma foto de capa! Fotografar o skate não é sobre conseguir meritos ou capas, é sobre sair e se divertir com os amigos fazendo algo que amamos, fotografar e andar de skate. A sessão deve ser cheio de sorrisos, risadas, zueira e no final uma Coca Cola de 2 litros compartilhado entre os amigos.
O maximo que voce pode fazer é acreditar que o pico e a manobra é adequado a uma capa e tirar a foto em pé (vertical). Nunca fala para o skatista "isso é uma foto de capa".
O fato é que a foto de capa tem tanto a ver com politica e quem patrocina o quem do que simplesmente a manobra e a beleza da foto. Não é por acaso que sempre tem entrevistas e capas com skatistas patrocinados pelos anunciantes da revista.... Fato mercadologico do skate.
Então, ta bom de politica e palavras bonitas, agora a tecnica.

A primeira coisa que eu fiz, escolher o angulo; escolhi um angulo que tivesse alguns elementos no primeiro plano que não tiraria atenção do skatista e que ajudasse criar a ilusão de profundidade, em pista isso é facil porque voce é rodeado por objetos geométricos. Nesse caso, duas rampas que criaram duas linhas diagonais que repetiam; lembra, curvas, linhas diagonais e coisas afim valorizam uma foto. O uso desses elementos na fotografia se chama "grafismo". Como o pico era alto, eu quis valorizar a altura e decidi tirar a foto em pé também.
A segunda coisa que eu fiz foi posicionar os meus flashes, essa pista é muito escuro e sofre de uma contra luz que entra pelo espaço aberto, sinistro. Posicionei os flashes da seguinte forma.

Abre a foto para ver maior, mas tem um flash FRATA do lado esquerdo em cima da mini rampa bem no alto, essa flash tinha como proposito iluminar o pico todo como se fosse o sol a tarde. O outro flash (Canon 580 EXII) esta do lado direito em cima de uma plataforma da pista, esse flash tem como o único propósito iluminar o skatista. Adicionei uma colméia no flash Canon para que não iluminasse muito a rampa no primeiro plano. Colméais focalizam a luz do flash:
http://farm4.static.flickr.com/3214/2401417717_c9ebf9af80.jpg
http://photo-tips-online.com/test/honl-photo-speed-grid/images/small/honl-photo-speed-grid-3.jpg
A marca que eu prefiro é do Honl, eles tem varios acessorios para flash pequeno.
http://www.honlphoto.com/servlet/StoreFront
Depois de montar as luzes, eu fotometrei a cena (considerando a contra luz de fora),eu não queria escurecer a luz de fora totalmente mas não queria que estourasse também, acabei decidindo em ISO 400 velocidad 1/250 e a diafragma f5,6. Com isso o fundo ficou estourado (claro de mais) mas sem tirar atenção do skatista, e a diafragma de F5,6 fez com que os meus flashes iluminasse o pico bem nessa distancia.
Nota no canto inferior direito, o meu tripé, estou preferindo usar um tripé nas minhas fotos ultimamente, possibilita muita coisa (postagem futuro), além de cansar menos os braços.
Tirei algumas fotos só com o Marcello:

(foto não tratada)
E depois falei para o Macarrão entrar para conseguir um angulo melhor de filmagem:

até chegar nessa foto que é a foto da capa.....
Mas como assim? O Macarrão não esta na foto da capa.....hahahahahah.
Entra photoshop, como eu tinha tirado as fotos no tripé, o quadro permanece igual facilitando cortar partes de cada foto junto.
Primeiro tirei Macarrão:

Depois tirei as pixações:

E por ultimo adicionei contraste localizada, saturação e dodge e burn (escurecer e clarear partes da imagem) na imagem para chegar no resultado final:

E depois com logo e tudo aplicado pelo departamento de arte da 100%
http://cemporcentoskate.uol.com.br/revista.php?id=5155

E é isso, mais uma capa e muita satisfação. Não posso esquecer de dizer, isso tudo não seria possivel sem o Marcello Gouvea, um amigo verdadeiro e um dos skatistas mais completos e estilosos do Brasil, eu na real, fiz pouco, só tentei captar a verdadeira essência do skate dele. Também não posso deixar de mencionar o Charles Franco, redator da 100%, sem a ligação dele, a minha foto não estaria na capa.
Perguntas, duvidas, deixam comentarios que eu respondo.

Comentários

Anônimo disse…
parabens mister..sempre passando as manhas.. atitude é isso, quem tem, tem. e nao tem medo de mostrar o pulo do gato pra quem quer aprender! hehe abrasss
Jah Love
LB
Eduardo Gabriel disse…
Isso ae Dhani B! Parabéns pela capa!

Fiquei surpreso quando abri a cem hoje e vi a legenda que a foto de capa é sua! Que legal!

Agora quero fazer uma pergunta... vc vai subir o video da sessão de fotos na sumaré?

Abraços!!!
Unknown disse…
putz.....voce nem sabe Eduardo, achei gente que tem compromisso é foda, o cara que era para aparecer....deu um de fantasma. Mas fica tranquilo, vou fazer outra em junho num pico de rua em São Paulo.
Eduardo Gabriel disse…
Gente descompromissada é mesmo foda...

Opa, acho que Junho estarei de férias do trabalho, dai dá pra ver ao vivo haha

Abração!
Tércio disse…
parabéns pela capa Dhani
e obrigado por compartilhar esse making of com quem quer aprender mais sobre fotografia de skate
Abraços
Anônimo disse…
sem dúvidas a 100% é a melhor revista de skate do Brasil. e parabéns por essa capa... valeu ae por nos dar dicas de suas técnicas!valeu!
Filipe Carneiro disse…
muito boa a foto e manobra, esse pico é sinistro...parabens Dhani
Simplismente foda Dhani.
Skateboard e Fotografia são as artes de impacto nas suas mãos, NUNCA PARE!!!
Sua simplicidade é algo que difícil achar hoje em dia, o amor que faz algo como um encontro com amigos virar uma capa, realmente sem palavras.
Temos orgulhos de ter você em alguns projetos do Briza como colaborador e participantes.
esta em nossos corações.
Parabéns , ficou linda a capa
Família Briza skateboard arte
Anônimo disse…
JOVEM:

COMO VAI? ACHO QUE FICARIA MANEIRO TAMBEM COM O MACARRAO FILMANDO POREM CADA UM COM O SEU CADA E O RESTO QUE SE FODA!

PASSAR BEM, O SEM ASA.
marichrista disse…
Dhani, preciso enviar meu flash Vivitar 285HV para reparo - me info por favor para onde você enviou o seu quando precisou de conserto?
Unknown disse…
hmm, voce mora aonde ? Em são paulo tenta ligar para o OPTISOM.
um abraço
Unknown disse…
Oi Dhani, valeu a dica - conseguimos falar hoje com a loja e o flash no fim da tarde já estará a caminho by Sedex.
Muito obrigada.
Moro em São Sebastião, litoral Norte/SP.
Marco Fuse disse…
Muito bom Dhani.. na hora que vi o Makarrão filamando achei meio estranho, mas depois veio a explicação em baixo! hahahaha

abraços!
Pedro Moreira disse…
porra tanto tempo sem publicar skate!!
parabéns pela capa e pelo post com dicas. tu já fazia isso na skt.
abraço
Tio Verde disse…
Dhani,voce pensa em dar um curso de photoshop?
Unknown disse…
dou aula particular de photoshop, quem tiver interesse, entre em contato....
dhani_b@hotmail.com

Postagens mais visitadas