ISO MARAVILHA

O que é ISO afinal das contas, ISO na realidade é uma sigla do INTERNATIONAL STANDARDS ORGANIZATION. É uma organização internacional que existe para criar padrões das mais diversas coisas imagináveis, até para criar um padrão de sensibilidade de filme, que é exatamente o que aconteceu. Os filmes tinham uma numeração que ia de 25 a 3200 em passos de metades e dobros, 25, 50, 100, 200, 400, 800, 1600, até o ultimo de 3200. O menor numero era um filme que era pouco sensível a luz e tinha poucas utilizações praticas mas era usado muito por fotógrafos de arquitetura, paisagens, produtos etc.(basicamente fotos que usava tripé). Assim que o numero aumenta, o filme ficava mais sensível em medidas de um ponto de luz, ISO 200 era um ponto mais sensível do que ISO 100 etc.

Em termos do skate, a revista Transworld Skateboarding usava o Fuji Velvia 50 e instruía os seus fotógrafos para puxar o filme um ponto (de 50 para 100, voce usava o filme como se for um filme 100 e revelava da mesma forma, como um filme 100), eu usava Kodak E100VS e puxava ele para 200, isso me dava mais um ponto de luz e aumentava o contraste do filme. Só que essa historia toda tinha um porém, aumentando o ISO você diminuía a qualidade da foto; para o filme ser mais sensível você tinha que aumentar o tamanho dos grãos de prata para ter uma área maior e mais sensível, só que isso efetivamente aumentava o grão visível na foto final. Mais sensibilidade era igual menos qualidade. Isso era um problema grave e limitava muito as fotos noturnas ou em lugares fechadas com pouca luz sem o uso de flash. Contornávamos esse problema um pouco com filmes PB, foto em PB granulado é mais aceitável do que o grão com cor (grão com foto PB era considerado uma estética mais do que um defeito) ou com lentes luminosas que eram muito caros (f1,2). Tanto que o filme colorida mais sensível era Fuji Press ISO 800 e o filme PB era o Kodak T-MAX ISO 3200. Esse filme 3200 salvou o trabalho de muitos fotógrafos, mas com um sacrifício considerável de qualidade e nitidez.

Mas agora com digital essa historia complicado de puxar filme e granulação etc. acabou, e não só acabou (mais ou menos) como melhorou. Eu estou atualmente usando um Canon 40D que dá um show, se com filme eu usava ISO 200, com o meu 20D eu manteve o padrão de usar ISO 200 para tirar fotos de skate e ISO 1600 (somente em PB para maquiar a granulação digital=ruído) para tirar seqüências, igual na minha época de filme, agora com essa nova maquina, eu estou conseguindo usar taxas de ISO muito maior com uma qualidade superior a filme.


foto feito com ISO 1600 com luz fluorescente à noite

A foto acima é um perfeito exemplo, essa foto tem uma qualidade superior a um filme de uma taxa de ISO inferior. O Fuji Press ISO 800 dificilmente teria tão pouco granulação ou teria uma qualidade tão boa considerando as condições de luz. Foto digital tem grão, mas agora esse grão é chamado de RUÍDO e é bem mais tranqüilo a lidar do que grão, e tem filtros plugin de photoshop que remove ruído digital de fotos.
As razões de usar ISO alto em foto de skate são diversas, para tirar seqüência é necessário usar um diafragma mais fechado para garantir o foco do skatista assim que ele vai passando pelo quadro (diafragma fechado, mais profundidade de campo=mais planos em foco), mas usando ISO 200 dificilmente você vai conseguir fotometrar uma velocidade superior a 1/500 com um diafragma de f9,0 , solução......aumenta o ISO. De dia estou usando ISO 1000 para tirar foto de seqüência me permitindo diafragmas de f9,0 e velocidades de 1/1000. Seqüências normalmente são publicadas tão pequeno que a diminuição de qualidade é imperceptível (fora o fato que o ruído é pouco visível até em ISO 1000 no 40D). Tirar foto à noite com flash também se beneficia de ISO alto, se você tira foto para revista, você pode usar ISO 640 que não vai comprometer a qualidade do arquivo (em relação à impressão brasileira que não é das melhores) e vai te beneficiar aumentando a distancia que os seus flashes podem ser usados ou permitir usar uma potencia menor e não gastar tanto as pilhas. Isso foi o caso da foto no ultimo poste, a foto foi tirado com ISO 640, 1/250, e f5,6 com flashes em 1/4 e 1/16 respectivamente (flash do pico em 1/4 e flash do skatista em 1/16) para poupar as minhas pilhas que já estavam fracas.
E a historia não acabou, o D3 da Nikon tem o ISO até o numero impressionante de 25.600 . Algo impensável com filme e segundo o site DPREVIEW (http://www.dpreview.com/reviews/nikond3/page18.asp) você pode usar o ISO 6400 com resultados ainda considerados como usáveis para publicação.
E ainda tem gente que acha que filme é melhor?????????

Comentários

Anônimo disse…
porra , tirou onda hein.
já sabia sobre ISO , so que agoa tu tirou todas minhas duvidas com relação a esta epoca do filme. mt boa explicação.
Parabens por + 1 excelente post.
Anônimo disse…
grande dhani
muito boa SUA EXPLICAÇÃO SOBRE ISO...
QUANDO TIVER UM TEMPO POSTA ALGO SOBRE RAW...
COMO TRABALHAR EM RAW...EDIÇÃO FINAL..PLUGINS PARA TRATAR AS IMAGENS...ABRAÇO
Anônimo disse…
Esse post é excelente. Tava relendo ele agora e me surgiu uma dúvida: você usa ISO alto nas fotos em sequência para dispensar o uso do flash ou faz com o flash também?

Valeu aí!

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