ISO MARAVILHA
O que é ISO afinal das contas, ISO na realidade é uma sigla do INTERNATIONAL STANDARDS ORGANIZATION. É uma organização internacional que existe para criar padrões das mais diversas coisas imagináveis, até para criar um padrão de sensibilidade de filme, que é exatamente o que aconteceu. Os filmes tinham uma numeração que ia de 25 a 3200 em passos de metades e dobros, 25, 50, 100, 200, 400, 800, 1600, até o ultimo de 3200. O menor numero era um filme que era pouco sensível a luz e tinha poucas utilizações praticas mas era usado muito por fotógrafos de arquitetura, paisagens, produtos etc.(basicamente fotos que usava tripé). Assim que o numero aumenta, o filme ficava mais sensível em medidas de um ponto de luz, ISO 200 era um ponto mais sensível do que ISO 100 etc.
Em termos do skate, a revista Transworld Skateboarding usava o Fuji Velvia 50 e instruía os seus fotógrafos para puxar o filme um ponto (de 50 para 100, voce usava o filme como se for um filme 100 e revelava da mesma forma, como um filme 100), eu usava Kodak E100VS e puxava ele para 200, isso me dava mais um ponto de luz e aumentava o contraste do filme. Só que essa historia toda tinha um porém, aumentando o ISO você diminuía a qualidade da foto; para o filme ser mais sensível você tinha que aumentar o tamanho dos grãos de prata para ter uma área maior e mais sensível, só que isso efetivamente aumentava o grão visível na foto final. Mais sensibilidade era igual menos qualidade. Isso era um problema grave e limitava muito as fotos noturnas ou em lugares fechadas com pouca luz sem o uso de flash. Contornávamos esse problema um pouco com filmes PB, foto em PB granulado é mais aceitável do que o grão com cor (grão com foto PB era considerado uma estética mais do que um defeito) ou com lentes luminosas que eram muito caros (f1,2). Tanto que o filme colorida mais sensível era Fuji Press ISO 800 e o filme PB era o Kodak T-MAX ISO 3200. Esse filme 3200 salvou o trabalho de muitos fotógrafos, mas com um sacrifício considerável de qualidade e nitidez.
Mas agora com digital essa historia complicado de puxar filme e granulação etc. acabou, e não só acabou (mais ou menos) como melhorou. Eu estou atualmente usando um Canon 40D que dá um show, se com filme eu usava ISO 200, com o meu 20D eu manteve o padrão de usar ISO 200 para tirar fotos de skate e ISO 1600 (somente em PB para maquiar a granulação digital=ruído) para tirar seqüências, igual na minha época de filme, agora com essa nova maquina, eu estou conseguindo usar taxas de ISO muito maior com uma qualidade superior a filme.
foto feito com ISO 1600 com luz fluorescente à noite
A foto acima é um perfeito exemplo, essa foto tem uma qualidade superior a um filme de uma taxa de ISO inferior. O Fuji Press ISO 800 dificilmente teria tão pouco granulação ou teria uma qualidade tão boa considerando as condições de luz. Foto digital tem grão, mas agora esse grão é chamado de RUÍDO e é bem mais tranqüilo a lidar do que grão, e tem filtros plugin de photoshop que remove ruído digital de fotos.
As razões de usar ISO alto em foto de skate são diversas, para tirar seqüência é necessário usar um diafragma mais fechado para garantir o foco do skatista assim que ele vai passando pelo quadro (diafragma fechado, mais profundidade de campo=mais planos em foco), mas usando ISO 200 dificilmente você vai conseguir fotometrar uma velocidade superior a 1/500 com um diafragma de f9,0 , solução......aumenta o ISO. De dia estou usando ISO 1000 para tirar foto de seqüência me permitindo diafragmas de f9,0 e velocidades de 1/1000. Seqüências normalmente são publicadas tão pequeno que a diminuição de qualidade é imperceptível (fora o fato que o ruído é pouco visível até em ISO 1000 no 40D). Tirar foto à noite com flash também se beneficia de ISO alto, se você tira foto para revista, você pode usar ISO 640 que não vai comprometer a qualidade do arquivo (em relação à impressão brasileira que não é das melhores) e vai te beneficiar aumentando a distancia que os seus flashes podem ser usados ou permitir usar uma potencia menor e não gastar tanto as pilhas. Isso foi o caso da foto no ultimo poste, a foto foi tirado com ISO 640, 1/250, e f5,6 com flashes em 1/4 e 1/16 respectivamente (flash do pico em 1/4 e flash do skatista em 1/16) para poupar as minhas pilhas que já estavam fracas.
E a historia não acabou, o D3 da Nikon tem o ISO até o numero impressionante de 25.600 . Algo impensável com filme e segundo o site DPREVIEW (http://www.dpreview.com/reviews/nikond3/page18.asp) você pode usar o ISO 6400 com resultados ainda considerados como usáveis para publicação.
E ainda tem gente que acha que filme é melhor?????????
Em termos do skate, a revista Transworld Skateboarding usava o Fuji Velvia 50 e instruía os seus fotógrafos para puxar o filme um ponto (de 50 para 100, voce usava o filme como se for um filme 100 e revelava da mesma forma, como um filme 100), eu usava Kodak E100VS e puxava ele para 200, isso me dava mais um ponto de luz e aumentava o contraste do filme. Só que essa historia toda tinha um porém, aumentando o ISO você diminuía a qualidade da foto; para o filme ser mais sensível você tinha que aumentar o tamanho dos grãos de prata para ter uma área maior e mais sensível, só que isso efetivamente aumentava o grão visível na foto final. Mais sensibilidade era igual menos qualidade. Isso era um problema grave e limitava muito as fotos noturnas ou em lugares fechadas com pouca luz sem o uso de flash. Contornávamos esse problema um pouco com filmes PB, foto em PB granulado é mais aceitável do que o grão com cor (grão com foto PB era considerado uma estética mais do que um defeito) ou com lentes luminosas que eram muito caros (f1,2). Tanto que o filme colorida mais sensível era Fuji Press ISO 800 e o filme PB era o Kodak T-MAX ISO 3200. Esse filme 3200 salvou o trabalho de muitos fotógrafos, mas com um sacrifício considerável de qualidade e nitidez.
Mas agora com digital essa historia complicado de puxar filme e granulação etc. acabou, e não só acabou (mais ou menos) como melhorou. Eu estou atualmente usando um Canon 40D que dá um show, se com filme eu usava ISO 200, com o meu 20D eu manteve o padrão de usar ISO 200 para tirar fotos de skate e ISO 1600 (somente em PB para maquiar a granulação digital=ruído) para tirar seqüências, igual na minha época de filme, agora com essa nova maquina, eu estou conseguindo usar taxas de ISO muito maior com uma qualidade superior a filme.
foto feito com ISO 1600 com luz fluorescente à noite
A foto acima é um perfeito exemplo, essa foto tem uma qualidade superior a um filme de uma taxa de ISO inferior. O Fuji Press ISO 800 dificilmente teria tão pouco granulação ou teria uma qualidade tão boa considerando as condições de luz. Foto digital tem grão, mas agora esse grão é chamado de RUÍDO e é bem mais tranqüilo a lidar do que grão, e tem filtros plugin de photoshop que remove ruído digital de fotos.
As razões de usar ISO alto em foto de skate são diversas, para tirar seqüência é necessário usar um diafragma mais fechado para garantir o foco do skatista assim que ele vai passando pelo quadro (diafragma fechado, mais profundidade de campo=mais planos em foco), mas usando ISO 200 dificilmente você vai conseguir fotometrar uma velocidade superior a 1/500 com um diafragma de f9,0 , solução......aumenta o ISO. De dia estou usando ISO 1000 para tirar foto de seqüência me permitindo diafragmas de f9,0 e velocidades de 1/1000. Seqüências normalmente são publicadas tão pequeno que a diminuição de qualidade é imperceptível (fora o fato que o ruído é pouco visível até em ISO 1000 no 40D). Tirar foto à noite com flash também se beneficia de ISO alto, se você tira foto para revista, você pode usar ISO 640 que não vai comprometer a qualidade do arquivo (em relação à impressão brasileira que não é das melhores) e vai te beneficiar aumentando a distancia que os seus flashes podem ser usados ou permitir usar uma potencia menor e não gastar tanto as pilhas. Isso foi o caso da foto no ultimo poste, a foto foi tirado com ISO 640, 1/250, e f5,6 com flashes em 1/4 e 1/16 respectivamente (flash do pico em 1/4 e flash do skatista em 1/16) para poupar as minhas pilhas que já estavam fracas.
E a historia não acabou, o D3 da Nikon tem o ISO até o numero impressionante de 25.600 . Algo impensável com filme e segundo o site DPREVIEW (http://www.dpreview.com/reviews/nikond3/page18.asp) você pode usar o ISO 6400 com resultados ainda considerados como usáveis para publicação.
E ainda tem gente que acha que filme é melhor?????????
Comentários
já sabia sobre ISO , so que agoa tu tirou todas minhas duvidas com relação a esta epoca do filme. mt boa explicação.
Parabens por + 1 excelente post.
muito boa SUA EXPLICAÇÃO SOBRE ISO...
QUANDO TIVER UM TEMPO POSTA ALGO SOBRE RAW...
COMO TRABALHAR EM RAW...EDIÇÃO FINAL..PLUGINS PARA TRATAR AS IMAGENS...ABRAÇO
Valeu aí!