OS MISTERIOS DO FORMATO RAW 1
Algumas pessoas têm pedido um pouco de informação sobre fotografar em RAW, mas tem tanta informação envolvido nesse assunto que vou começar em partes, se não isso vai acabar num vomito de informação que ninguém vai entender.
Então para começar eu vou falar sobre o assunto de ALCANCE DINÂMICO.
Alcance Dinâmico na realidade é uma coisa velha, mas que mudou de nome, na época de filme, isso era chamado de LATITUDE.
O que era LATITUDE? Latitude era uma medida de quantos níveis de luz (STOPS ou PONTOS DE LUZ) um filme poderia registrar ao mesmo tempo. Ou em outros termos, quanta informação você conseguia nas áreas de sombra e altas luzes ao mesmo tempo. Filme PB tinha a melhor LATITUDE com sete pontos de luz podendo registrar a maior variação de luz numa única foto, três pontos e meio para cima da exposição correto e três pontos e meio para baixo da exposição correto (filme PB era o predileto de muitos fotografos por permitir mais erro na fotometria e também mais possibilidades de tratamento no laboratorio). Filme negativo vinha próximo com um LATITUDE de cinco pontos, dois pontos e meio para baixo da exposição certo e dois pontos e meio acima. Cromo ficava em ultimo com 2 pontos e meio de LATITUDE, essa era a razão que tirar foto com cromo era mais difícil, se errasse a fotometria em 1 ponto, já era a foto ( eu lembro muitas as vezes chorando ao ver um filme cromo aonde tudo saia escuro ou claro, mas esses erros me ensinou muito sobre a fotometria ).
Agora nos temos as maquinas digitais, que em vez de ter LATITUDE, tem um ALCANCE DINÂMICO, por que trocou de nome? Eu não sei, mas trocou e o fato é que o digital tem um ALCANCE DINÂMICO de cinco pontos, muito parecido com filme negativo.
Em relação ao arquivo RAW, só precisamos saber que para tomar proveito de todo esse ALCANCE DINÂMICO, precisamos tirar foto em RAW e não em JPEG.
Tem mais amanha.
Então para começar eu vou falar sobre o assunto de ALCANCE DINÂMICO.
Alcance Dinâmico na realidade é uma coisa velha, mas que mudou de nome, na época de filme, isso era chamado de LATITUDE.
O que era LATITUDE? Latitude era uma medida de quantos níveis de luz (STOPS ou PONTOS DE LUZ) um filme poderia registrar ao mesmo tempo. Ou em outros termos, quanta informação você conseguia nas áreas de sombra e altas luzes ao mesmo tempo. Filme PB tinha a melhor LATITUDE com sete pontos de luz podendo registrar a maior variação de luz numa única foto, três pontos e meio para cima da exposição correto e três pontos e meio para baixo da exposição correto (filme PB era o predileto de muitos fotografos por permitir mais erro na fotometria e também mais possibilidades de tratamento no laboratorio). Filme negativo vinha próximo com um LATITUDE de cinco pontos, dois pontos e meio para baixo da exposição certo e dois pontos e meio acima. Cromo ficava em ultimo com 2 pontos e meio de LATITUDE, essa era a razão que tirar foto com cromo era mais difícil, se errasse a fotometria em 1 ponto, já era a foto ( eu lembro muitas as vezes chorando ao ver um filme cromo aonde tudo saia escuro ou claro, mas esses erros me ensinou muito sobre a fotometria ).
Agora nos temos as maquinas digitais, que em vez de ter LATITUDE, tem um ALCANCE DINÂMICO, por que trocou de nome? Eu não sei, mas trocou e o fato é que o digital tem um ALCANCE DINÂMICO de cinco pontos, muito parecido com filme negativo.
Em relação ao arquivo RAW, só precisamos saber que para tomar proveito de todo esse ALCANCE DINÂMICO, precisamos tirar foto em RAW e não em JPEG.
Tem mais amanha.
Comentários
Estou amando o seu blog...muito bom!
beijos
continua ai que sempre to aqui , e já to mandando para os amigos fotografos o BLOG.
Abração.
Leandro Pires