Para o que serve filme no mundo digital?

No momento eu estou hospedado numa casa abençoada que tem como moradores dois fotografos que podem ser considerados como alguns dos melhores do Brasil, Fernando Martins e o Fabiano Lokinho. Fernando é cria do mundo digital, aprendeu a fotografar no primeiro REBEL digital da Canon e o Lokinho é um fotografo que tomou um caminho um pouco inverso, apesar de ter comprado uma maquina digital, ele decidiu dedicar muito do aprendizado dele ao mundo de filme com maquinas de medio formato como HOLGAS e maquinas TWIN LENS REFLEX como as famosas ROLLIEFLEX. E ontém no caminhado ao MILOS (boate aqui de sampa) eu e o Lokinho batemos um papo muito legal sobre esse mundo de fotografia.
E um assunto no qual eu toquei era a utilidade do filme no momento atual da fotografia. Se o digital tem uma qualidade e perfeição melhor do que filme, por que e para o que usar filme atualmente? Mas é exatamente nesse ponto que cai o virtude e a força do filme, filme é falha, é organica, e qualquer coisa que é organica é regido por forças que no digital não existem, são as forças do aleatorio. São literalmente as cagadas que podem acontecer com filme, filme estragado (sabia que filme tem prazo de validade?) filme parcialmente queimado, filme revelado nas quimicas erradas etc. ; erros que não podem ser reproduzidos de uma forma aleiatorio no mundo digital. E é isso que é tão legal com filme, fazer as coisas sem saber no que vai dar, pode sair uma bosta... pode, pode ficar legal... pode, mas voce nunca vai saber. Não vai ser igual olhar uma telinha na traseira de uma maquina e falar, "tá bom" ou "tenho que mudar a posição dessa luz ou daquele", voce vai tirar fotos com a mão de deus no meio do processo. Então se voce quer tirar foto com filme tiram as fotos de uma forma propositalmente falha, não tenta dizer que é porque filme tem uma qualidade melhor do que digital, me fala que voce esta fazendo isso porque voce ama as imperfeições do filme. Aí sim, voce vai estar falando uma grande verdade.

Comentários

Sidney disse…
reflexão maneira, mas minha vista tá latejando com essa tela preta
Anônimo disse…
Opa! Digital não é um mundo à parte, se você se fechar nesse conceito, aí sim vai virar um pesadelo.

Postagens mais visitadas