O QUE É QUALIDADE?

Vou admitir que eu fiquei um pouco indignado uns dias atrás com uma coisa escrito na revista 100%. Foi no artigo sobre o lançamento do livro do Bitão, falando que ele usou filme e que isso significava uma qualidade melhor do que se usasse uma maquina digital. Eu aprendi a tirar foto com filme. Filme cromo, pb, negativo, processamento cruzado, puxar filme, revelar filme PB, ampliar foto PB, fiz tudo isso e considero que eu tenho um pouco de conhecimento para fundar as minhas opiniões sobre o mundo de prata, gelatina e plastico.
Considera isso, o que alguem considera qualidade é mais opinião do que fato no caso das palavras da 100%. Se qualidade fotografica é uma questão de resolução (ler: poder de RESOLver uma imagem) e perfeição, a digital já ganhou do filme faz um tempinho, é só ler alguns artigos no site www.luminous-landscape.com que eles mostram dados cientificos que comprovam que uma maquina digital FULL FRAME tem muito mais poder de resolver uma imagem (resolução) do que qualquer filme de 35mm.
Isso é sem contar com o fato que todo foto tirado com filme, acaba sendo uma foto digital, a partir do momento que voce digitaliza uma imagem (scanner) para que ela pode ser impressa numa revista, ela deixou de ser uma foto feito em filme. Fora o fato que a digitalização de uma imagem causa uma certa perda na qualidade dela, menos se voce tiver usando um scanner de cilindro que custa umas US$ 5000,00 e que a 100% não tem.
Ja beira no ridiculo essa discussão de filme contra digital. Provavelmente tinha fotografos que 100 anos atras achava ridiculo o uso do sistema TALBOT e que o DAGUERREOTIPO tinha muito mais qualidade......
O que eu quero dizer com tudo isso, é que a qualidade de uma foto depende do seu autor e a visão dele, e não o meio de captação da imagem.

Comentários

disse…
Muito legal tuas fotos, muito legal teu blog. Mas não esquenta não, não é todo mundo que pode comprar uma Hassel (nem falo de uma Sinar...) com back digital pra ter qualidade comparável ao cromo.
Tércio disse…
cara concordo contigo e vivo fazendo essa pergunta pra um professor meu de fotografia.
aprendi a fotografar (leia-se operar a camera) em 35mm e tive uma única experiência com chromo, gosto de fotografar em película, mas a grana tá curta cara, não dá pra ficar brincando não. Costumo dizer também que o Photoshop nada mais é que um laboratório digital.
Abraços.
Anônimo disse…
concordo com isso...
qualidade..esta no fotografo....

Postagens mais visitadas