As Possibilidades

Eu adoro os romanticos do filme fotografica, normalmente são pessoas que nunca trabalharam como fotografo e falam sobre a textura do filme, como filme é melhor do que digital etc.
É até engraçado, a textura do filme, é um defeito do filme e é algo que as empresas como KODAK etc. estavam tentando eliminar todos esses anos (filmes com grão cada vez menor). A questão de eliminar grão era tão importante que fotografos que faziam grandes ampliações trabalhavam com filmes ISO 50 ou menor (ASA 25 era usado por muitos fotografos de paisagem).
Outros optavam por formatos maiores como 6x6 ou até maior (4 polegados por 5 polegados, 8" x 10") para ter imagens de maior qualidade com um grão menor em relação o formato da imagem. Isso é uma coisa que não mudou com o digital, quem quer qualidade maior, usa formatos maiores, o Hasselblad HD3 é um exemplo disso ou os fotografos de publicidade que até hoje usam maquinas SINAR com um back digital. Maior formato, melhor qualidade.
Aí pessoas falam sobre as cores do cromo etc. A realidade limitada era essa, voce escolhia o filme em função da saturação que o filme dava, voce queria azuis, voce comprava VELVIA, voce queria um filme um pouco mais fria, voce comprava E100VS.
Eu custumava usar E100VS puxado um ponto (iso 100 > iso 200) para aumentar o contraste e me dar mais um ponto de sensibilidade nas minhas fotos de ação. Outros usavam revelação cruzado (usar C-41 em vez de E6 como filme cromo) ou varias outras possibilidades de revelação para dar um "look" caracteristica as suas fotos.
O digital acabou com isso, agora cada um, tirando em RAW claro, pode usar o CAMERA RAW e photoshop para criar a sua propria ideial de uma imagem, voce quer uma imagem quente com verdes saturadas, vai e faz, cria um PRESET para guardar aquele look, passa depois no photoshop para acentuar tudo aquilo. Tem diversos fotografos que estão ficando famoso por saber usar esses novos ferramentos (www.davehillphoto.com www.manipulator.com www.chasejarvis.com) em quanto outros ficam lamentando o fim do filme.
Atualiza-se, nos estamos numa epoca maravilhosa aonde nos temos cada vez mais controle criativa sobre as nossas fotos.
E agora, algumas antes e depois, como as fotos sairam da maquina e como eu deixei elas depois da CAMERA RAW e um pouco de PHOTOSHOP. Não coloquei nem tirei nada, só mexi na saturação e contraste das fotos.

Comentários

SINTESE disse…
é como vc me disse, o seu blog esta mesmo um livro de fotografia, mas neste post o q me chamou a atenção foram as fotos que vc postou... du caralho dhani!
Porra curti seus comentários sobre meus posts no meu blog... agora eu to com o projeto de fazer um flickr... eu acho q vou carregar a maquina comigo tirando foto das bizarrices da cidade! vai ser legal!
Anônimo disse…
Cara, desculpa ficar enchendo aqui!
Tó curtindo muito o conteudo aqui, várias dicas boas msm!
Então, será q vc poderia postar um tutorial ou apenas um explicativo de como fazer esse tratamento nas fotos´?

Grato msm!

Grande Abraço

Postagens mais visitadas