O Meu Fluxo de Trabalho

A pedido do leitor Luis Muller, eu vou escrever um pouco sobre o meu fluxo de trabalho diario.

TIPO DE ARQUIVO:
Para tira foto moment, eu uso RAW. Não vou entrar em todos os méritos de RAW nessa postagem, porque aí vai virar uma postagem somente sobre RAW, mas se você for serio sobre fotografia, você vai tirar as suas fotos no formato RAW. Mais informação, mais cor, mais estável, mais mais mais. A única vantagem que o jpeg tem é que ocupa menos espaço, e acabou. Qualidade sempre em primeiro lugar, ponto final. A única hora que eu não tiro foto em RAW é quando eu tiro seqüência; seqüências saiam tão pequena na pagina que qualidade não é importante e sim, tamanho do arquivo (sequencias comem cartão de memoria e HD).

PROGRAMA DE EDIÇÃO DE IMAGEM:
Editar fotos é diferente do que tratar, para editar as minhas imagens (separar as fotos boas das ruins) eu uso o ADOBE BRIDGE. É o melhor programa que eu já encontrei, parece o WINDOWS EXPLORER (então é familiar no visual) mais é infinitamente melhor, possibilitando fazer tudo rápido e eficientemente.
Eu uso o slide show para visualizar as fotos, se eu gostar da foto, marco ela com 5 estrelas, se não gostei, deixo sem estrelas. Depois eu separo as fotos boas das ruins, e faço a mesma coisa de novo, até eu ter somente as melhores das melhores fotos. Se for para editar as melhores das melhores, eu vou de 600 fotos para 50, 10% é sempre uma boa media para edição de fotos. Dentro do BRIDGE eu coloco nomes nos arquivos e posso até fazer renomeação em lotes (mão na roda na hora de nomear seqüências)

PROGRAMA DE TRATAMENTO
Como eu tiro as minhas fotos em RAW, eu faço tratamento universal de contraste e saturação de cor generalizado no CAMERA RAW (plugin da photoshop para tratar fotos em RAW). O legal do CAMERA RAW é que você pode abrir até umas 200 fotos de uma vez e é mais fácil e intuitivo de usar do que PHOTOSHOP, e mais rápido também. Assim que aprendeu a usar, você vai xingar o PHOTOSHOP para fazer ajustes básicos de contraste etc. Depois de tratar a foto no CAMERA RAW, eu faço uma de duas coisas, se for uma foto muito especial, eu abro ela no PS e faço tratamento localizado trabalhando a foto em diversas partes, ou eu parto para processos em lote usando um SCRIPT muito poderoso chamado IMAGE PROCESSOR. No IMAGE PROCESSOR eu posso transformar quantas fotos RAW que eu quiser em jpeg e aplicar uma ACTION em todas as fotos sem precisar fazer mais nada, o computador faz tudo sozinho. Um exemplo pratica, eu apliquei sharpen e contraste e transformei em baixa resolução 500 arquivos RAW, em quanto eu dormia....

Isso é o resumo do resumo, e o meu fluxo de trabalho tem muito mais coisa que acontece, mas um fluxo de trabalho serve para fazer tudo o mais rápido possível, ninguém gosta de tirar fotos por uma hora para passar 3 horas no micro. Se você quer fazer tudo mais rápido, voce tem que aprender a usar as ferramentas apropriadas (ADOBE BRIDGE, LIGHTROOM, CAMERA RAW, PHOTOSHOP) da forma apropriada. No PHOTOSHOP voce tem que saber usar ACTIONS, IMAGE PROCESSOR, como colorir os seus menus, como usar MASCARAS, como usar os LAYER MIX MODES, e como usar as CAMADAS DE AJUSTE (ADJUSTMENTE LAYERS). Dentro do BRIDGE você tem que saber como fazer renomeação em lote (CTRL + SHIFT + R), como editar usando estrelas e rótulos, como aplicar PALAVRAS CHAVES, como inserir METADADOS, como usar e criar TEMPLATES DE METADADOS, e como interagir com PHOTOSHOP. No CAMERA RAW você precisa saber todos os controles e o que cada um faz, para fazer isso você precisa entender o que é uma HISTOGRAMA e o que ela significa em termos de informação de luminosidade.
Isso tudo requere estudos, algo que eu não paro de fazer, quando estou no INTERNET, não estou atualizando o meu BASER, nem o meu ORKUT, e nem o meu FLICKR. Estou estudando para me tornar um profissional cada vez melhor. Se quiser aprender todas as coisas que eu comentei, esta tudo no postagem da SUPER LISTA DE LINKS, é só fusar que conhecimento leva a conhecimento. No final da historia, prefere estar na praia com a sua namorada? Ou em frente ao computador transformando mil fotos em baixa um por um?

Comentários

Anônimo disse…
Muito bom, valeu!
Anônimo disse…
E ae Dhani!
Parabéns pelo blog e pelo trampo em geral, acabei caindo aqui pq tava dando uma olhada numas fotos de skate no flickr!

Valeu pelas dicas...

Parabéns!

Grande abraço
Tércio disse…
bom que os posts voltaram!
Anônimo disse…
2013 e o post continua otimo

Postagens mais visitadas