A Importancia de Pensar. Parte II: PREVISUALIZAÇÃO
No ultimo postagem, conversei bastante sobre a importancia de pensar, de uma forma reacionario as fotos tiradas. Mas tem uma importancia ainda maior nos pensamentos, a previsualização da foto. O que eu quero dizer com isso, antes de fotometrar enquadrar ou montar os seus flashes, pense em como voce quer que a sua foto seja. Eu normalmente penso em diversas coisas antes de mesmo colocar o meu olho atras do visor.
Primeiro: eu observo a luz do local, a luz esta boa, esta causando muitas sombras no pico, vai causar muitas sombras no skatista, tem um horario de luz melhor que eu posso tirar essa foto para diminuir a minha dependencia de flash (menos flash eu acredito é sempre melhor)
Segundo: Eu tento imaginar a foto (enquadramento e luz) na minha cabeça, "como eu gostaria de ver essa foto numa revista, como as pessoas gostariam de ver essa foto". Eu faço essa pergunta em conjunto com a pergunta de que é mais essencial na foto, o que eu quero valorizar ou enfatizar. As minhas melhores fotos sempre foram aquelas que eu vi na mente, e só executei na pratica. Tem fotos que eu literalmente sonho acordado, são fotos que ficam na minha mente por muito tempo como tem lugares que eu vejo e fico meditando, tentando tirar a foto antes de realmente clicar ela, quando eu vejo a foto na minha mente e fico feliz com ela, eu posso ir no local e tirar ela. Isso as vezes até inclui a manobra e skatista que mais seria adequado para o pico.
Terceiro: Se for possivel (se a luz permite) eu penso na profundidade de campo que eu quero e que eu posso obter (lembra, profundidade de campo é em função da diafragma, com muita luz e o uso de flash, eu fico limitado pela velocidade de sincronismo de flash de 1/250 que com um iso de 200 vai render uma diafragma de mais ou menos F11 no pleno luz do dia automaticamente anulando qualquer desfocagem que eu posso querer). Isso é mais facil quando eu não uso flash podendo usar F 2,8 e velocidades altissimos de 1/2000 ou mais.
Quatro: Como eu normalmente tiro foto para revista, eu tenho que pensar em termos de pagina unica e pagina dupla, se eu acredito que a foto tem força para uma capa, eu tenho que de alguma forma encaixar a foto no formato Vertical, mas admito que isso é uma coisa no qual eu penso pouco.
Cinco: INTUIÇÃO, a foto ideial é uma conversa, entre voce, o pico e o skate do skatista sendo retratado. Uma vez o Sagaz queria fazer a seguinta foto para uma capa (foto vertical):
infelizmente, eu tive que dizer para ele que não ia dar, que a foto tinha que ser horizontal, isso me deu pela conversa que eu tinha com a foto, eu cheguei no local e a primeira coisa que o pico me disse foi, "ME TIRA EM HORIZONTAL"
Em fim, a coisa que precisa ser estressado nisso tudo é, que a fotografia não é um exercicio fisico de clicar o obturador e ver a foto numa telinha de 3" ou menos, fotografia é um exercicio da mente, voce tem que ver a foto na sua imaginação antes mesmo de clicar ela com a maquina.
Primeiro: eu observo a luz do local, a luz esta boa, esta causando muitas sombras no pico, vai causar muitas sombras no skatista, tem um horario de luz melhor que eu posso tirar essa foto para diminuir a minha dependencia de flash (menos flash eu acredito é sempre melhor)
Segundo: Eu tento imaginar a foto (enquadramento e luz) na minha cabeça, "como eu gostaria de ver essa foto numa revista, como as pessoas gostariam de ver essa foto". Eu faço essa pergunta em conjunto com a pergunta de que é mais essencial na foto, o que eu quero valorizar ou enfatizar. As minhas melhores fotos sempre foram aquelas que eu vi na mente, e só executei na pratica. Tem fotos que eu literalmente sonho acordado, são fotos que ficam na minha mente por muito tempo como tem lugares que eu vejo e fico meditando, tentando tirar a foto antes de realmente clicar ela, quando eu vejo a foto na minha mente e fico feliz com ela, eu posso ir no local e tirar ela. Isso as vezes até inclui a manobra e skatista que mais seria adequado para o pico.
Terceiro: Se for possivel (se a luz permite) eu penso na profundidade de campo que eu quero e que eu posso obter (lembra, profundidade de campo é em função da diafragma, com muita luz e o uso de flash, eu fico limitado pela velocidade de sincronismo de flash de 1/250 que com um iso de 200 vai render uma diafragma de mais ou menos F11 no pleno luz do dia automaticamente anulando qualquer desfocagem que eu posso querer). Isso é mais facil quando eu não uso flash podendo usar F 2,8 e velocidades altissimos de 1/2000 ou mais.
Quatro: Como eu normalmente tiro foto para revista, eu tenho que pensar em termos de pagina unica e pagina dupla, se eu acredito que a foto tem força para uma capa, eu tenho que de alguma forma encaixar a foto no formato Vertical, mas admito que isso é uma coisa no qual eu penso pouco.
Cinco: INTUIÇÃO, a foto ideial é uma conversa, entre voce, o pico e o skate do skatista sendo retratado. Uma vez o Sagaz queria fazer a seguinta foto para uma capa (foto vertical):
infelizmente, eu tive que dizer para ele que não ia dar, que a foto tinha que ser horizontal, isso me deu pela conversa que eu tinha com a foto, eu cheguei no local e a primeira coisa que o pico me disse foi, "ME TIRA EM HORIZONTAL"
Em fim, a coisa que precisa ser estressado nisso tudo é, que a fotografia não é um exercicio fisico de clicar o obturador e ver a foto numa telinha de 3" ou menos, fotografia é um exercicio da mente, voce tem que ver a foto na sua imaginação antes mesmo de clicar ela com a maquina.
Comentários
arte de pensar...é isso ae...
abraço grande dhani
to entrando nesse mundo da fotografia.
e queria pegar uma camera mais ou menos Boa pra começar sakas ?
se vcs puderem me da uma ajuda aee Falou .
Msn: m.skateer2008@hotmail.com
Otima postagem dhani