Dica de Equipamento: O Melhor Flash Pelo Preço
Hoje eu vou apresentar o melhor flash no mercado para quem esta iniciando no mundo de fotografia de skate: o VIVITAR 285HV. Com uma potencia boa (numero guia 120), uma velocidade ainda melhor ( o estouro do flash é de 1/1000 na potencia maxima, algo raro com flashes pequenos) e um preço imbativel (US$ 90,00 no site da bh) esse é o melhor flash no mercado e já foi usado por quase todos os fotografos de skate do Brasil (Alé Vianna, Homero, Ferrer, Samelo só para citar alguns nomes)
E isso é sem falar da resistencia dos bichinhos, os meus tem 8 anos de uso (e coloca muito uso nisso) e só um deles foi ao conserto, sem contar que cada um foi derrubado no chão por um skate no minimo 8 vezes cada.
Estão até pedindo aposentadoria ( a cor da luz esta alterando e ficando um pouco mais quente=amarelo) mas ainda assim não desistam da luta continua que é tirar foto de skate.
O flash é totalmente manual mas bem facil de usar com uma calculadora que é super simples de ler:
Voce usa a roda externa para escolher o ISO que voce vai usar, aí escolhe uma potencia de 1/1 1/2 1/4 ou 1/16, e depois é só ver a diafragma que voce vai usar e a distancia que corresponde. Requere saber medir distancias no olho, mas nada que nos não aprendemos na pratica. Fora isso é só ajustar a potencia na roda da frente e é hora de trabalhar.
Ainda tem como angular o flash para cima facilitando rebater a luz de um teto e dar um zoom na luz para que voce consegue um raio de luz mais concentrado que chega mais longe:
Em outras palavras, se voce não tem US$ 350,00 para comprar um NIKON SB 800, acha um Vivitar, voce não vai se arrepender. E para quem quiser o link da bh:
http://www.bhphotovideo.com/c/product/61441-REG/Vivitar_233965_285HV_Auto_Flash.html
Notas Das Fotos: Tirei as fotos usando uma tocha de um gerador ATEK de sei la quantos através de um soft box com a luz diretamente em cima do Vivitar medindo F11, coloquei dois cartolinas brancas de cada lado do flash para dar uma enchida nas sombras. E tudo isso em ISO 100. Outra dica de tratamento, em vez de fazer o balanço branco com algo que é basicamente preto e branco, abre uma versão colorido, e abra outro em PB, coloca uma foto em cima da outra em camadas, e depois passa uma mascara deixando somente os elementos de cor aparecendo, assim os pretos ficam bem preto e os brancos bem branco, uma camada de ajuste de curvas para dar contraste sempre vai bem e um pouco de burn para realçar os reflexos especulares (os brilhos brancos na foto).
Comentários
Você sabe dizer se esse flash é compatível com a Nikon D70S???
Desde já agradeço pelo blog e pelos posts que têm me ajudado muito!