Correndo Atrás


ISO 800, Obturador 1/1600, Diafragma f7,1 (mais profunidade de campo para as corredoras e o monumento sair em foco)
Ser fotografo de skate por tantos anos me deu uma vantagem muito grande em relação a muitos fotografos. Depois de tirar foto de skate, qualquer outra esporte fica mais fácil de fotografar. E por ser especializado em foto de movimento, acabo sendo contratado por revistas de outros setores dentro do tema esporte.
Uma area que eu venho fotografando ha quase 3 anos é a de maratonas e outras corridas de pequena e media distancia. Comecei clicando para a Revista O2 e atualmente fotografo para a Revista W Run que é especializado em corrida para mulheres.
Faço pautas com retratos de mulheres mas o que eu faço mais é cobertura de corridas mesmo.
A parte mais interessante de tudo isso é que o cenário nunca muda, as corridas são sempre no Aterro do Flamengo..... Como eu sou incomodado, não consigo tirar a mesma foto sempre. Então em cada corrida eu tenho que procurar ângulos novos ou formas diferente de registrar os mesmos momentos.
Essa foto e vi no dia e foi em função do tempo e as condições de luz:

ISO 800, Obturador 1/4000, Diafragma F8 (mais profunidade de campo para s corredores e o Pão de Açúcar sair em foco)
Para conseguir que a altura das pessoas fosse igual ao Pão de Açucar eu decidir usar uma lente tele e deitei literalmente no chão para conseguir a foto. Também tomei a decisão de fazer uma silhueta, eu até tinha um flash mas optei a não usar. Usar flash é legal, mas quando voce tem que usar ela na maquina (eu não tinha tempo de montar um flash externo) as fotos acabam se uniformizando muito e prefiro deixar a luz do local fazer o que quer fazer.
Isso seria um exemplo de uma foto mais classica que é sempre bom fazer:

ISO 800, Obturador 1/1250, Diafragma F6,3 (tirar foto mais aberto é sempre um pouco arriscado, o corredor pode ter foco no lugar errado em f2,8)
Não tem muito a inventar numa foto dessa, usa um tele potente e pega o corredor com as pernas no passo certo.
Também é importante estar atento ao cenário, durante a corrida eu fico sentado numa mota olhando para tras, quando vejo algo interessante eu peço o piloto para parar e faço uma foto com uma composição mais apurada:

ISO 800, Obturador 1/1250, Diafragma F6,3
Nesse caso, a composição ficou mais apurada por ter muitos planos, tem grama no primeiro plano, os corredores num segundo plano, e nos outros planos o Monumento do Estacio de Sá e o Pão de Açúcar.
Em fim, algumas pessoas iriam ficar de saco cheio de ter que fazer mais de 20 eventos no mesmo cenário do mesmo assunto, mas um bom fotografo vai ver isso como um desafio e vai tentar se superar cada vez que fotografe. Se conseguimos fazer isso é outra pergunta.....
O importante é meter o pé na rua e fotografar e ver coisas de formas e angulos diferentes a cada vez que levantar a maquina.
Lembra, é a viagem e não o destino que é importante.....

ISO 800. Obturador 1/1000, Diafragma F9,0 (tentei pegar os corredores em foco também mas pelo uso da lente tele, eles ainda desfocaram em F9,0)

Para ver mais fotos do evento tirado por mim e o outro fotografo Pedro Cury :

Circuito Athenas Rio de Janeiro

Comentários

Anônimo disse…
Simpatia

Como andas?

Aqui lhe envio um link,

http://andrewnortonphoto.com/

Passar bem, VOSSO REI.
João disse…
Os outros esportes me perdoem, mas o skate é muito mais artístico nas fotografias!
Correndo atrás disse…
É o Rodrigo Lira de camisa verde? Corre muuito

Postagens mais visitadas