O segredo do bom fotografo....

Um dos grandes segredos do bom fotografo é muito mais simples que as pessoas pensam.
Nunca mostra uma foto ruim. Simples assim. Mas ao mesmo tempo, nem tão simples. Como é que chegamos nas melhores fotos que tiramos? É um processo, um processo que tem um nome, "edição".
O processo de edição do nosso material é mais importante do que a fotografia em si. Tudo mundo tira foto ruim, tudo mundo tira foto fora de foco, tudo mundo erra a fotometria, mas os melhores fotógrafos fazem questão de não deixar ninguém saber desse fato ;-) Cada foto que cai na rede, ou nas mãos dos outros, é uma joia rara de beleza e perfeição.
Mas como editar é a pergunta. Editar, é um processo, e todo bom processo, é feito de etapas claras e definidas que facilitam o trabalho.
Para nos, fotografos, é bom pensar no processo de edição como um funil. Um funil aonde vamos diminuindo cada vez mais a quantidade de fotos que entram na nossa edição final em etapas.
A primeira etapa é de selecionar as fotos em cima dos seus méritos técnicos. Foco deve ser a primeira coisa que voce olhe, não existe photoshop nem deus que conserta uma foto fora de foco. Depois de foco, olhamos fotometria, quanto escuro ou claro a foto esta. E por ultimo nos olhamos se a foto esta tremida ou não(volto a esse ponto na etapa três)
A segunda etapa é avaliar as fotos em cima da composição, podemos dizer, a beleza da foto. Lembra que temos diversos tipos de composição, então quando eu digo composição, quero dizer, a luz esta bonita? os elementos da foto estão harmoniosas? tem muita coisa destraindo o olhar da foto? etc.
A terceira etapa é olhar a expressão nas fotos, o rosto das pessoas, os olhos, os sorrisos etc. Expressão é tão importante que voce pode tirar uma foto ligeiramente tremida mas que tem um sorriso tão forte ou uma expressão que capta tanto a sua atenção que uma pequena imperfeição técnica não atrapalha a foto (então na etapa um, verifica se aquela foto que esta tremida não tem uma puta expressão forte).
A quarta etapa é de comparação, voce agrupa as fotos parecidas e vai selecionando qual foto é melhor. Isso é a hora de abrir a foto em 100% e olhar os detalhes, o fundo, a diferença de expressão . Idealmente, só vai sobrar uma foto ou no maximo duas de um grupo de fotos similares.
A quinta etapa é de pegar as fotos como um grupo todo e selecionar as melhores das melhores. Para ter uma ideia, uma boa edição deve ser em torno de 10% do total para trabalhos comuns, para eventos 25%, e para trabalho pessoal e portfolio, pode ir pensando numa edição em torno de 5% do total.
Doi esse processo, mas quem ganha no final é voce.

Comentários

biguert disse…
Você ja havia me falado isso... hoje tomo mais cuidado com as fotos e libero somente o que acho que realmente é válido.

Como você disse; No final quem ganha é você.

Paz Dhani - Biguer-T
Marco Fuse disse…
Muito boa essa dica da porcentagem de fotos.. as vezes bate aquela dúvida na edição e também na hora de entregar para o cliente.. muito bom esse post
Leandro Pires disse…
A um bom tempo atraz voce me falou sobre isto e levo a risca este fluxo, vale a pena mesmo !

Postagens mais visitadas