Fragmentos de tempo



Numa postagem anterior ( http://dhanib.blogspot.com/2009/09/luz-linguagem-da-fotografia.html ) conversamos um pouco sobre diafragma(se não leu, ou se leu, sugiro que leia novamente), e hoje vamos conversar sobre o segundo controle mencionado, obturador. Para entender a ideia do obturador, temos que entender um pouco sobre a arte subtrativo que é a fotografia.
Na maioria das artes, começamos com nada, uma tela vazia, uma folha em branco, um instrumento silencioso. Em todas essas artes, voce começa adicionando as coisas, e na fotografia, nos tiramos coisas.
Primeiro nos tiramos a terceira dimensão, profundidade, o que tinha três dimensões, agora só tem dois, segundo, excluímos a visão do mundo e reduzimos a nossa visão a um pequeno retângulo, e por ultimo, nos tiramos o tempo. Mas como assim, tempo? Mas é exatamente isso, através do obturador nos controlamos por quanto tempo a luz entra na maquina fotografica, como se tivesse cortando um fragmento do tempo.
Esse tempo nos medimos em frações de segundos conforme a imagem abaixo:



Igual a diafragma, o obturador controla a quantidade de luz que entra na camera, mas igual a diafragma, ele faz muito mais do que isso. O obturador controla a possibilidade de congelar o movimento, ou ao contrario, borrar ele.
No primeiro exemplo, nos temos uma foto em baixa velocida aonde tudo na cena ficou borrado:



Foi usado uma velocidade de (obturador) 1/2, uma velocidade considerado lento na fotografia.
Nesse segundo exemplo, foi feito o oposto, usei uma velocidade rapida para congelar a ação:



Foi usado uma velocidade (obturador) de 1/1000, muito mais rapido do que a primeira foto.
Vamos olhar novamente a diagrama do obturador:



Dessa vez voce pode notar que eu coloquei dois informações importantes, a velocidade de 1/60 congela foto na mão, com isso eu quero dizer que 1/60 é a velocidade mais lento que voce pode usar segurando a sua maquina na mão sem a foto tremer, e olha lá que ainda pode, em quanto a velocidade de 1/250 é a velocidade minima que voce precisa para congelar ação, e no caso do skate, esse velocidade tem que ser mais rapido ainda; tem que ser 1/500 com preferência de usar 1/1000 sempre quando for possivel.
Mas se o mínimo para congelar na mão é 1/60, e congelar ação é 1/500, por que voce usaria uma velocidade de 1/2 segundo etc.? A resposta para isso é que tem lugares que tem tão pouca luz, que precisamos usar uma velocidade muito lentos para conseguir registrar alguma coisa na cena, fotos noturnas são um exemplo disso. Só que para conseguir tirar fotos em baixa velocidade é necessário um acessório muito importante, um tripe. Sem ele, voce vai se limitar a tirar foto de dia quando fotos noturnas podem ser muito mais interessantes:



Nessa foto eu usei uma velocidade de 25 segundos possibilitando que os faróis dos carros passando criassem a trilha de luz que vemos.



Aqui eu usei uma velocidade de 44 segundos capturando cores que não existiriam de dia.
No proximo postagem, eu vou falar de ISO, e dessa vez não vai demorar tanto....

Comentários

Tércio disse…
muito bom o post como sempre cara.
Dando as bases, assim que tem que ser
Legal o post Dhani, mal posso esperar o proximo sobre ISO...
Ótima semana!
Coletivo Briza disse…
parabens Danhi ,lembramos muito bem disto no Briza ,seu workshop no projeto Ano passado onde você escreveu BRIZA com uma luz de celular,a galer a CONGELOU na hora quando viu a foto.
abraço
familia Briza
Anônimo disse…
JOVEM:

PONHA A PORRA DO LINK DA TVE, SE TIVER E CLARO!

O REI DE NITEROI.
Surfista Sk8 disse…
Grande Dhani! Um cara sempre preocupado em passar os detalhes, sempre técnico e cuidadoso! Apesar da distância continuo acompanhando seus trabalhos. Grande abraço meu camarada !! Chico Rioskate4ever
Fernando disse…
Eu consigo fazer foto com 1/30, até 1/15 sem tripé e sem tremer.
Unknown disse…
claro, eu já consegui fazer foto em 1/6 sem tremer, mas de uma forma geral, segurando na mão, despreocupado (para conseguir 1/15 na mão requer concentração) uma velocidade de 1/60 é adequado.
Uriel Punk disse…
Muito bom mesmo....

Postagens mais visitadas