Luz, a Linguagem da Fotografia


Belo, bs nosegrind reverse

Fotografia é uma linguagem, uma linguagem visual, e para que ela existe, tem um componente essencial, a luz. Sem luz, nos não vemos, sem luz, não existe a fotografia. E as ferramentas que nos usamos para captar essa luz, para escrever com essa luz (o significado da palavra fotografia = escrever com luz) são três coisinhas básicas, diafragma, obturador e ISO.
E hoje vamos falar sobre diafragma, Se imaginamos, uma maquina fotográfica nada mais é do que uma copia barata do nosso olho:

No lugar da nossa pupila, a coisa que controla quanta luz entra no nosso olho (pensa no fato do que a noite a pupila fica grande para que entre mais luz e de dia ele fica pequena para deixar menos luz entrar) nos temos a diafragma. Um orifício do qual podemos definir a quantidade de luz que entra na maquina fotografia.

Maior que seja o buraco, mais luz que entra, menor que seja, menos luz. E a denominação da diafragma é sempre expresso pela letra "F" e algum numero, a doideira é que a numeração é contra intuitiva, maior o numero, menor o buraco, menor o numero, maior o buraco. Vai entender.....
Mas a historia não acaba aí, a diafragma também controla algo mais importante, a profundidade de campo. Mas o que é profundidade de campo? Profundidade de campo é o controle de quanta coisa que sai em foco na imagem. Voce quer só uma coisa em foco:

ou voce quer tudo em foco:

E para conseguir isso, é facil, quando usamos diafragmas abertas (buraco grande, numero pequeno) como F2,8 nos limitamos a profundidade campo criando uma area de foco menor, e quando usamos diafragmas fechadas como F16 criamos uma area de foco maior.
O exemplo disso é que a primeira foto acima foi feito com F2,8 e a segunda com F20.
Mas por que isso é tão importante? O ser humano gosta de ver o que esta em foco, algo fora de foco numa foto não registra informação, então vai tirar um retrato de uma pessoa e o fundo é muito feio, tem muita coisa que vai tirar atenção de quem esta olhando a foto, usa pouco profundidade de campo abrindo a diafragma, e no inverso, voce tem um fundo importante que vai contar a historia da sua imagem, usa muito profundidade de campo fechando a diafragma.
Profundidade de campo aplicado a fotografia de skate....
Na fotografia de skate, de ação especificamente, nos queremos uma profundidade de campo razoável, nem coisa de mais, nem coisa de menos, e para isso nos vamos usar as diafragmas mágicas, entre F5,6 e F8 , as duas diafragmas medianas que vão garantir que o corrimão esteja todo em foco, mas que aquele cara chata no fundo não esteja.
Uma diafragma fechado (i.e. F9 ou F11) vai garantir foco num skatista durante uma seqüencia toda. desde o inicio da manobra até o final.
Mais coisas semana que vem.

Comentários

Tércio disse…
ótimo post assim como no skate, na fotografia base é tudo
abraço
Babylon by skate disse…
Parabéns pelo blog! muito informativo! comprei uma canon 20D de um brother fotógrafo e estou iniciando na arte da fotógrafia, eu só quero mesmo registrar belas manobras dos meus amigos! sem interesses de ganhar dinheiro com isso.
obrigado!
Unknown disse…
Parabéns pelo blog!
Tenta actualizar com mais frequência, gosto bastante de cá vir, informas e dás boas dicas.
Cumprimentos.
Muito bom seu blog! Acho muito legal a iniciativa de compartilhar seu conhecimento sobre fotografia, principalmente de skate! Abraços
Unknown disse…
Otimo post!
mais experiençia para quem ler.

Postagens mais visitadas