Profundidade de Campo e Sequencias de Skate
Talvez isso seja uma fotografia 101 (basico) mas vamos aí. Se sabe ou não, diafragma, além de controlar a quantidade de entrada de luz, também controla a profundidade de campo. Mas o que é isso, quando voce usa uma diafragma aberta, i.e. F/2,8 voce deixa muita luz entrar, mas ao mesmo tempo, voce tem um profundidade de foco muito restrito. Segue um exemplo disso.
Além de estar usando uma diafragma de F/2,8 , eu também estava super proximo ao teclado que diminui o foco ainda mais. Mas em fim, como voce pode ver, somente o D do teclado esta em foco.
O inverso disso é usar uma diafragma fechado, voce esta usando um buraco pequeno e além disso, voce aumenta a profundide de campo significando que voce vai ter mais objetos em planos diferentes em foco.
Essa foto foi tirado com F/22 e em função disso, desde a planta no primeiro plano até as montanhas no fundo estão todos em foco. E no skate, como podemos aplicar isso?
Quando voce tira sequencia, temos um problema duplo, precisamos de velocidade (minimo 1/500) e dependendo como tirar a foto, uma grande profundidade de campo ao mesmo tempo.
E finalmente, a dica de hoje, para resolver isso, estou tirando sequencias com um ISO de no minimo 1000 que possibilita que eu uso uma velocidade de 1/1000 e uma diafragma de F/8.
Na foto do inicio da postagem, voce pode ver, é o primeiro quadro de uma sequencia, ele esta em foco, e o foco continua até o final do cano significando que do inicio ao final da manobra eu vou manter o skatista em foco. Em manobra que o skatista passo pelo quadro e a distancia dele não muda em relação a voce, a preocupação é menor mas ainda é bom usar uma diafragma de no minimo F/5,6.
Comentários
a proposito, o link do gif, não está rodando a sequencia...
de uma certa forma o ISO não prejudica a qualidade da foto? geralmenete elas ficam com aquele aspecto de sujeira..