Direitos Autorais X Direitos de Imagem


Voce manda fotos para os skatistas retratadas em baixa resolução, eles publicam as suas fotos na internet direita e esquerda em todo lugar sem a sua autorização ? Voce sabe o que é direito autoral e que é direito de imagem? Então, agora é a hora de aprender.

Direito Autoral:
O link mais oficial....
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm

Link da ABRAFOTO explicando Direitos Autorais em relação à fotografia...
http://www.abrafoto.org/guia_detalhe.asp?id_guia=22

Direito de Imagem:
http://fotosite.terra.com.br/especiais/esp_direitos.php

O skatista muitas as vezes pensa que pelo fato de ele aparecer na foto, que a foto é dele, quando na real, ele somente tem direito da imagem dele dentro da foto. Em termos simples, voce não pode publicar a imagem dele sem a autorização dele, mas a foto, é sua, ele não pode usar a foto em lugar nenhum, nem passar a foto para terceiros sem a sua autorização. Até para colocar como um avatar no Orkut ou Msn, ele precisa da sua autorização. E caso voce autoriza o uso para fotolog etc. a foto tem que ser acompanhado pelo seu credito.
Atualmente, tem skatistas que perderam o direito de receber fotos por email, e as que eu mando, eu sempre friso:
"Essa foto não pode ser publicado em nenhum site na internet incluindo sites de relacionamento, fotolog, flickr, e nem pode ser passado para outras pessoas via email ou msn. As fotos são para fins de visualização no seu computador pessoal."
Também é uma boa colocar o seu nome na foto como se for um credito numa revista.
Isso é muito serio, tanto é que eu estou sofrendo com isso, um skatista pegou uma foto (foto retrato) que eu mandei por email, e mandou para a revista 100% com fins de divulgar a contratação dele por uma marca de tenis. Diz o skatista que ele falou para o pessoal da 100% que não podia publicar as fotos, e infelizmente a pessoa na 100% entendeu que não podia publicar as fotos de skate e acabou publicando a minha foto retrato sem a minha autorização e sem colocar o meu credito na foto. Sorte minha que faltou o meu credito, porque se tivesse entrado, eu teria rompido o meu contrato com a SKT que não permitia que eu publicava fotos na Tribo e nem na 100%. Aí eu tive que cobrar, e cobrei a empresa que patrocina o skatista. A foto foi fornecido por um skatista contratado deles para divulgar esse contratação, e alguem tinha que pagar pelo erro. Agora eu tenho que ficar ligando de semana em semana cobrando a minha grana que a marca prometeu a mais de um mês atrás. Para dizer o minimo, uma situação chato. Mas sabem, voce tem direitos, e se voce não defende esses direitos, voce enfraquece a comunidade de fotografos como um todo.
As suas fotos são protegidos por lei.
LER OS LINKS E APRENDE...

Notas da foto:
Nose bump por Rafael Gomes feito para a campanha da Vibe. Velocidade 1/250 , ISO 200 , Diafragma F/13. Nesse dia eu estava tirando fotos num estudio usando tochas de gerador que são muito mais potente do que as flashes que eu normalmente uso. Usei no total 5 tochas, duas para fazer o fundo branco que depois foi retirada e manipulado para completar as anuncios, duas tochas usadas lateralmente (um de cada lado do skatista) com acessorio STRIP LIGHT para criar textura e um pouco de luz de enchimento e uma tocha em cima com sombrinha refletido. Também usei um rebatedor do lado oposto a luz principal para criar mais luz de enchimento. Com tanta luz, eu consegui usar F/13 garantido foco e nitidez extremo em toda a foto.

Comentários

Muito legal essas dicas de flash, estou fazendo algumas fotos amadoras de skate e aprendi muito com o que vc escreveu na skt especial de fotos...
Parabens pela iniciativa de cobrar seus direitos tambem, acho que só assim o mercado do skate vai continuar evoluindo.
Abraço
Thiago Pino
www.skatesaude.blogspot.com
Leone Iglesias disse…
muito manero seu blog e suas dicas.
tenho dificuldade em divulgar minhas fotos nas mídias, tauves por falta de contatos, tbm por conta do skate onde moro, pois o skate aqui não conta com muito apoio, essas coisa ...

www.flickr.com/leoneiglesias

criamos um blog informações do skate aqui
www.lovepraca.blogspot.com

abrço
André Viana disse…
Parabens Dhani! Manda bem como sempre!

Postagens mais visitadas