Uma Pequena Historia de Skate


Tudo começa na noite anterior, pico escolhido, skatistas escalados, hora e local de encontro acertado. Chegando no local, cada skatista olhou o pico, perguntou quais manobras já foram dados e escolherem qual ia ser a sua marca no pico. O Vinicius Pagé decidiu que seria o dia para emplacar um fs feeble, e eu tinha que decidir como melhor captar a manobra. Primeiro eu observei a luz, e vi que eu levei uma bica, o corrimão estava todo na sombra e o fundo estava muito iluminado. Isso significava que eu teria que bombar o pico com flash para igualar o primeiro plano com o fundo.Um Vivitar 285hv e um Nikon SB800 foram as flashes usadas. A proxima coisa que eu tinha que decidir era o angulo, como ia ser um fs feeble, eu pensei que a olho de peixe seria perfeito, porque o shape tem a tendencia de ficar bem na cara tirando a foto desse angulo. Agora era a hora de medir a luz do ceu (queria um ceu bonito com cor e um pouco de textura nas nuvens) e cheguei nos valores 1/250 com uma diafragma de f/5,6 com ISO 400. Com esses valores eu regulei os meus flashes para iluminar o primeiro plano igual o ceu. Tentei inicialmente iluminar a foto com somente dois flashes, um em cima iluminando o skatista e o corrimão e outro flash em baixo iluminando a escada, mas notei nos primeiros cliques de teste (o skatista esquentou com um fs rock) que o skatista ainda tinha muita sombra no rosto dele e que o flash não estava congelando o skatista muito bem. Adicionando mais um flash (Vivitar 285HV) atras de mim e para o meu direito, resolvi o problema mas acabei criando outra, agora tinha uma sombra minha sendo projetado na escada, mudando a posição da flash e o angulo dela, eu consegui amenizar a minha sombra e jogar a maior parte dela fora da foto. Agora era a hora da verdade, clicar e clicar até o skatista acertar a manobra. Em quanto eu tirava as fotos, eu confiria cada clique, se o moment estava ruim, eu deletava na hora, e se estava bom, eu protegia a foto para não deletar ela sem querer mais tarde na sessão. Só para garantir, eu tirei uma foto de longe mas ainda assim, preferi a foto de olho de peixe. Depois de um tempo x (em media uma sessão de foto de skate demora uma hora e meio) o skatista voltou a manobra. Dicas uteis para tirar uma foto como essa:
1. Fotografia é luz, então a coisa mais importante é saber medir a luz e aproveitar a luz que tiver. Tem um horario que a luz bate melhor ? Lembra, o sol é a melhor flash que existe, e é de graça.

2. Estuda composição, uma foto de skate deve ser exatamente isso, nada de elementos na foto que não valorizam o skate e o pico, o skatista vai pular de algum lugar alto, melhor tirar a foto em pé, vai pular uma coisa distante, tira a foto deitado etc.

3. Olham as fotos dos outros, assim voce pode aprender os moments, cada manobra tem o seu, hardflip voce tem que tirar atrasado, kickflip também etc.

4. Sequencia, só se for manobra complicado de combo, fotografia é moment, sequencia nem é foto e nem é filmagem, é um pouco de dois e requere menos tecnica do que uma foto bem tirada.

Comentários

Tércio disse…
ficou foda a foto!
tudo anotado e memorizado!
Unknown disse…
ou alguma dica pra fazer uma foto colorida assim? (mais forte, VIVA)

Postagens mais visitadas